domingo, 17 de julho de 2011

OS CONTOS DE BEEDLE, O BARDO, DE J. K. ROWLING


OS CONTOS DE BEEDLE, O BARDO, DE J. K. ROWLING

beedle
Em Harry Potter e os Talismãs da Morte, o sétimo e último livro da saga, Albus Dumbledore ofereceu a Hermione um livro de contos baseados na tradução das runas antigas e ajudaria Harry na sua derradeira missão – destruir os Horcruxes de Lord Voldemort. Assim, em Os Contos de Beedle, o Bardo, encontramos os cinco contos que compõe o livro e, apesar de O Conto dos Três Irmãos ser contado no último volume da saga, os restantes quatro são revelados pela primeira vez. Cinco histórias fantásticas que irão deliciar, divertir e arrepiar tanto Muggles como feiticeiros. Escrito e ilustrado por J. K. Rowling, parte dos lucros da venda deste livro reverterão a favor do Children’s High Level Group, uma instituição de beneficência que luta pela defesa e promoção dos direitos das crianças, com o objectivo de dar uma vida melhor a crianças e jovens desfavorecidos.
Uma das minhas ofertas de Natal foi esse livro. Antes de falar sobre ele, quero fazer algumas considerações sobre a saga Harry Potter. Por mim, podem-me chamar criança ou infantil, pois eu não me importo. Os sete livros que contam a vida de Harry Potter desde os 11 até aos 18 anos na escola de Hogwarts são simplesmente fenomenais e é a melhor coisa que eu já li em toda a minha vida. Infelizmente, os filmes ao pé dos livros não são nada, principalmente o quinto que, penso eu, deve ter sido uma confusão para quem não o leu.
Eu tenho pena de quem passou a sua infância e juventude sem ler esta saga. E quando pensávamos que tudo já tinha terminado, J. K. Rowling, que se tornou a segunda mulher mais rica do mundo graças a isso, surpreende outra vez. Uma das razões para que todos devemos dar 10 euros para este livro (agora já estou a falar dos Contos) é que grande parte dos lucros vai para uma instituição que ajuda crianças. Inclusive já foi vendido não sei quantos originais, desenhados e escritos pela autora (não foram cópias) de modo a angariar fundos.
Tal como o nome indica, este livrinho com pouco mais de 100 páginas é uma compilação de contos, nesse caso cinco histórias que são para os feiticeiros tão importantes como a Branca de Neve e a Cinderela são para os Muggles (nós). Depois de cada conto, que são muito simples e até interessantes, tem anotações de Albus Dumbledore que foram escritas 18 meses antes da sua morte na Torre de Hogwarts. O meu conto favorito é o dos três irmãos devido à sua importância para o destino do jovem feiticeiro no último livro da saga. Já conhecia a história, assim como todos que leram os Talismãs da Morte, mas as anotações de Dumbledore dão outro ar, outra magia, outro universo a descobrir.
Algo que notei bastante é que Rowling transmite uma visão de como a magia cresceu, como a magia negra foi criada, a forma como os feiticeiros se esconderam dos Muggles, ou seja, uma visão do passado. E se aparentemente estes contos podem ser meras histórias que se contavam às crianças, as tais anotações do ex-director de Hogwarts dão-nos a conhecer muito mais sobre este universo. É um livro simples e rápido de se ler que nos faz desejar mais dezenas de histórias. Foi tão bom voltar a pegar e ler algo novo da mente brilhante de Rowling! Apesar de tudo, não chega a ser tão bom como os seus dois antecessores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário